segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Escola Aberta e Mulheres Negras e 
Socialistas de Lauro de Freitas
  Movimentam Caminhada Cor da Cidade. 

                                                                                                                              

O Movimento de Mulheres Negras e Socilaistas de Lauro de Freitas, juntamente com o Programa Escola Eberta da Secretaria de Educação de nosso Município deram um show a parte  no evento. Centenas de participantes com camisas personalizadas, dentre jovens e adultos, marcaram presença mais uma vez nesta caminhada que passo a passo vem desenvolvendo importante papel na conscientização cultural contra qualquer tipo de preconceito étnico ou de gênero. Rita Cruz a frente do MMS e Sirlene Lisboa que conduziu os integrantes do PEA fizeram por merecer e demonstraram a força da mulher nos programas sociais e nas atividades populares que a cidade de Lauro de Freitas vem realizando.

Com o Bankoma na comissão de frente e a banda afro-percussiva Zambiã no trio elétrico se deu início a Caminhada a Cor da Cidade na manhã do último dia 20. No cortejo com percusso de aproximadamente 03 km o Dia da Concsciência Negra foi homenageado em Lauro de Freitas sob os aplausos de moradores e visitantes que também presenciaram diversos grupos afro-culturais de cidade, como Azânia, Kaos Mc, Yogi Krumam, T.D.I, Fúria Consciente, Saia Rendada, Atikum, Familiy Reggae, Comando Negro e Grupos de Capoeira Filhos da Bahia, Mãe Mirinha de Portão, Toque de Berimbau

Possuímos cerca de 420 terreiros de candomblé e mais de 81% de população afro-descendente. quase  ningém sabe desses dados, mas essa realidade vem mudando, com o advento da 'afro-brasilidade' a sociedade aos poucos está aderindo e compreendendo o valor das nossas matrizes africanas no Brasil.

O professor Paulo Aquino, Secretário de Educação, evidenciou a importância de se estar homenageando Seu Caranguejo na Lavagem que leva o seu nome, pois é assim que poderemos preservar a nossa identidade afro-municipal. Também estiveram presentes políticos envolvidos na causa, como Chico Franco, Lula Maciel entre outras personalidades.

Um almoço com cardápio típico integrou os participantes dos grupos no restaurante D´Gust, na Av. fortaleza.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O Afro Bankoma não pára! Está promovendo desde setembro o II Encontro Mauanda Bankoma, sempre às quintas-feiras, às 21h, no Largo Tereza Batista, Pelourinho, grandes encontros de nossa cultura baiana. Já se apresentou nestes ensaios com o Bankoma Tonho Matéria, Juliana Ribeiro, Diamba, Carla Visi e outros, que transformou o Pelô numa “grande celebração às origens africanas, ao povo de terreiro e às manifestações populares em geral”, como afirma a coordenadora, Eliana Santos. Diante de tantos momentos marcantes, encerra essa temporada no Dia 24 de novembro, quinta-feira. Vai ser imperdível!

Para o Programa Escola Aberta, que apóia este projeto, o encontro Bankoma e Aventureiros do Samba (Banda originária de Areia Branca, bairro de Lauro de Freitas) revelará a autenticidade da nossa cultura local, uma vez que estarão em destaque AFOXÉ E SAMBA pulsantes nas veias afrobrasileiras e, em especial, no povo de Lauro de Freitas.


Para aqueles que querem conhecer um pouco mais dos projetos sociais do Bankoma, acontecerá ainda este mês grande exposição de produtos artesanais nos Standes da REDE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Local: Aeroporto Luis Eduardo Magalhães
Período:  de 16 a 30/11/2011.

A Cultura em Lauro de Freitas possui excelentes representantes. Parabéns Bankoma por seu trabalho e ousadia!

Sirlene Lisboa

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Hello, my friend!

Programa Amor-Exigente será lançado nos dias 18, 19 e 20 novembro de 2011 
Escola Aberta apóia esta ação!
A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça é o órgão responsável pelo fortalecimento e ampliação das políticas voltadas para a prevenção do uso de drogas. Diante disto, a SENAD promove diferentes projetos e atividades que visam a promoção da saúde e qualidade de vida da população.
No âmbito das ações preventivas, foram selecionadas metodologias de organizações, governamentais e não governamentais, consideradas boas práticas na promoção da melhoria de condições de vida das comunidades. Essas boas práticas estão sendo disseminadas em alguns estados brasileiros, por meio da parceria entre o Governo Federal, Estadual e Municipal.

O AMOR-EXIGENTE foi uma das Organizações selecionadas pela SENAD por ser um programa de ajuda mútua, que apóia e facilita mudanças comportamentais na família e na sociedade, visando à qualidade de vida e a prevenção do uso de álcool, crack e outras drogas.
 
Estamos desenvolvendo essa disseminação, como um projeto piloto, em 28 cidades Brasileiras, em parceria com a Embaixada Americana e a Federação do Amor-Exigente. A proposta é apoiar os municípios brasileiros na disseminação da metodologia. Para isso, uma rede de voluntários, da comunidade local, será capacitada para coordenar grupos de ajuda mútua que promovem a prevenção do uso de álcool, crack e outras drogas.

A cidade de Lauro de Freitas – BA foi uma das selecionadas para esta implantação. Nesse sentido, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, a Federação do Amor-Exigente e a Embaixada Americana no Brasil convidam toda a comunidade de Lauro de Freitas para conhecer o Programa Amor-Exigente no evento a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 novembro de 2011, no Escola de Cadetes Mirins Prof. Anísio Spínola Teixeira onde será apresentada esta metodologia de apoio a usuários de drogas e seus familiares.   

Programação inicial
Dia 18/11 (sexta-feira) - ABERTURA OFICIAL
·    Solenidade às 19h (participação das autoridades locais e representantes do Amor-Exigente).
·         Palestra de sensibilização para mobilizar a participação da comunidade nas oficinas que acontecerão no sábado e no domingo.

Dia 19/11 (sábado) – OFICINA DE CAPACITAÇÃO
·         De 08 às 17 horas – Treinamento dos voluntários na metodologia Amor-Exigente.

Dia 20/11 (domingo) – OFICINA E FORMAÇÃO DE GRUPOS
·         De 08 às 17 horas - continuação da oficina e definição dos novos coordenadores de grupos do AE que atuarão nas comunidades.





Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD/MJ
Federação do Amor-Exigente – FEAE
Missão Diplomática dos Estados Unidos

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

  Abertura do Novembro Negro de

 
 Lauro de Freitas
 
 
  Exposição Fotográfica de Símbolos Africanos
 
 
A Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Governo e o CMPIR- Conselho de Promoção da Igualdade Racial tem a honra de convidá-lo(a) para a abertura do Novembro Negro NOSSA GENTE NOSSA HISTÓRIA, o projeto tem por objetivo contribuir para a preservação da memória e importância dos símbolos de resistência do povo negro contra o preconceito e a discriminação racial no município.
 
A Abertura do Novembro Negro contará com a participação especial de Melk Mercury com o solo poético África Recitada Lá e Ká e a Exposição Fotográfica de Símbolos Africanos sob curadoria do artista Samuel Rosa,cujas obras forão inspiradas na musicalidade, religiosidade e  identidade afrobrasileira.
 
A Abertura do Novembro Negro terá seu momento especial em Homenagem ao Ilustríssimo Sr. Raimundo das Neves (in memorian) pelo seu legado na preservação da cultura de matriz Africana.
 
PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO NEGRO NOSSA, GENTE NOSSA HISTÓRIA
 
Abertura do Novembro Negro / Exposição Fotográfica de Símbolos Africanos
Data 17 de Novembro de 2011 Horário: 9h30min.
Local: Foyer do Centro de Referência da Cultura Afrobrasileira - Portão
 
Amarração dos Ojás - Noite de Paz- Venha Vestido de Branco!
Data: 17 de Novembro de 2011
Horário: 22:00h  
Local de concentração: Centro de Lauro de Freitas (Praça da Matriz)     
Alvorada com café da manhã: 03h- Centro de Referência da Cultura Afrobrasileira-Portão
 
Mostra de Filmes relacionados à temática Afrobrasileira
Dias 18, 22 e 28 de 18 de Novembro de 2011
 Local: Centro de Referência da Cultura Afrobrasileira – Portão
 
Caminhada do Povo Negro e a Cor da Cidade
Participação do Programa Escola Aberta
Data: 20 de Novembro de 2011 Horário: 09:00hs
Local de Saída: Terraplac- Itinga
 
Audiência Pública Zumbi dos Palmares e João Cândido: Resistência do Povo Negro Hoje
Data: 23 de Novembro de 2011
Horário: 16:00h
Local: Câmara dos Vereadores de Lauro de Freitas-Centro
 
Seminário Nossa Gente Nossa História
Data: 25 de Novembro de 2011
Horário: 09:00 às 17:00h
Local: Auditório do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão
 
Roda de diálogo e mostra de penteados afros (com premiação)
Data: 30 de Novembro de 2011 Horário: apartir das 09:00h
Local: Centro de Referência da Cultura Afrobrasileira - Portão

terça-feira, 8 de novembro de 2011


Apresentação Escola Municipal Governador Mário Covas

CONCURSO CULTURAL

"Juventude Negra: por uma construção identitária local"

Construindo nas relações cotidianas a nossa identidade local

De 09 de novembro a 02 de dezembro de 2011.


A Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas - SEMED torna público o II Concurso Cultural “Juventude Negra: por uma construção identitária local”
Alunos da Escola Municipal Constantino Vieira - Orquestra de Berimbau



Resultado será divulgado em evento comemorativo no dia 10 de dezembro de 2011, no Educart, Itinga, a partir das 13h.


  Escolas empolgam comunidade local

O primeiro colocado de cada categoria será premiado com 01 (um) aparelho de celular, certificado de participação e ampla veiculação de seu trabalho na Rede Municipal de Lauro de Freitas durante 2012.

Desenho - alunos do 5º
Desenho - alunos do 6º ano
Fotografia - alunos do 7º ano
Poesia - alunos do 8º ano
Redação - alunos do 9º ano

Cada Unidade Escolar poderá encaminhar à Secretaria de Educação até 02 trabalhos por categoria, em envelope lacrado, no Setor de Protocolo da SEMED no prazo máximo de 02 de dezembro de 2011 até o meio-dia (12h). Endereço Rua Professor Teócrito Batista, Jardim Picuaia, S/Nº, Itinga, Lauro de Freitas - BA.
  • Todos os trabalhos devem conter identificação do(a) estudante somente com o nome completo, a série e o nome da escola.
  • Cada unidade Escolar deverá encaminhar apenas 01 envelope contendo todo o material.
Informações: (71) 3288-8707 Coordenação Programa Escola Aberta

terça-feira, 19 de julho de 2011


·        
 Exposição audiovisual de trabalhos e propostas de atividades voltadas para o público jovem homenageando o Dia do Estudante.



  
Atividades                                                 

1.     Exibição de filme 3D
2.     Stands temáticos
3.     Desenho gráfico
4.     Laboratório de informática
5.     Exposição de fotografias
6.     Oficina de fotografia
7.     Palestra sobre inclusão digital
8.     Oficina de video game
9.     Oficina de Blog

  Local: Escola Municipal Senhora Valentina dos Santos


Dia: 13 de agosto de 2011    Horário: das 08 às 17h
               II  Colóquio Minha Comunidade:
         descobertas e diagnósticos


“Uma experiência de quem vive comunidade”
                                                                                                                                         
Esse projeto tem como objetivo realizar reflexões sobre nossa comunidade sob diversos pontos, a saber, sociais, econômicos, históricos, políticos e culturais. Será apresentado pelos gestores e coordenadores escolares (lideranças da comunidade) e contará com participação de autoridades, lideranças, militantes de movimentos sociais, educadores e comunidade escolar. Pretende-se homenagear nossa cidade que comemora Aniversário de Emancipação Política.

Data: 23/ 07/ 2011 das 13 às 17h
Local: Escola Municipal Loteamento Santa Júlia
Forró do PEA

Galera do PEA! Oxente!

A Coordenação Geral sente-se muito feliz pelos resultados obtidos, público e  grande repercussão pelas comunidades sobre II Arraiá do PEA, o que tem motivado cada vez mais novas ações e projetos para o 2º semestre.

A novidade este ano se deu pelo horário alternativo, das 16 às 23h, que possibilitou mais liberdade aos participantes, que na sua totalidade era composto por adultos. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou ônibus para o translado realizando itinerário estendido das escolas ao local do evento: Centro Cultural EDUCART, localizado no Parque Santa Rita, em Itinga.


Um toque especial se deu com Cerimonial Escola Aberta, coordenação Profa. Sandra Barbosa, que proporcionou a todos um ambiente descontraído, colorido, alegre e extremamente novo. A partir do charme da chita e originalidade das flores e balaios harmonizou o lugar divido em ambientes: coreto para a apresentação das bandas, cantinho do bate-papo na área externa da festa e a mesa farta de comidas típicas como, por exemplo, caldos, bolos, empanadas, cuscuz, doces, pães, pipocas, frutas da época, licores e os tradicionais milho e amendoim.

A banda Forró Cifrado, da comunidade de Itinga, trouxe o legítimo forró pé de serra. As batidas da zabumba, triângulo e acordeom animaram passos de quadrilha entre os participantes. Robson, vocalista da banda, garantiu que fará o lançamento do CD em evento do Programa Escola Aberta.

O samba envolvente e romântico da Banda Aventureiros do Samba, na voz suave e talentosa de Jean, da comunidade de Jambeiro, em Areia Branca, empolgou os casais, que na véspera do Dia dos Namorados, fizeram belas declarações de amor através do Correio Elegante.

Abrindo a festa, a coordenadora interlocutora Profa. Rita Cruz realizou as brincadeiras juninas com direito a brindes em estilo quermesse.

Como não falar da participação dos gestores escolares e componentes da gestão da Secretaria de Educação. Rosenilda Almeida (gestora da Escola Pedro Paranhos), Thânia Coutinho (gestora da Escola Vida Nova), André Barreto (gestor da Escola Jardim Cidade Nova), Rosilda Leal (gestora da Escola Loteamento Santa Júlia), Nelci Sales, Tatiane Ribeiro, André e Sérgio (Ronda Escolar, Andréia Bispo e Janete Reis (Dep. Pedagógico) que pousaram para foto ao lado do Secretário Municipal de Educação Prof. Paulo Aquino ao curtir a festa.

O grupo de animadores dançando o forró infantil!

Apresentações de dança das oficinas do PEA! (foto)


Alberto Velloso, Jorge Galvão, Fernanda Rondon, Rosangela Silva Ivoneide Rodrigues, Ana cláudia Silva, Mônica Regis e Arlene Paciência contribuíram na mobilização das escolas e organização da festa, além de curtir cada momento do dia.

Para a coordenadora Cultural, Profa. Sirlene Lisboa, era chegada a hora de o programa ousar mais e este provou que tem imenso potencial para ir além. Como segundo evento cultural do ano, pontua que, de forma muito transparente, as riquezas culturais afloram dessa relação comunidade e escola de maneira muito especial.

  II  Colóquio Minha Comunidade:
descobertas e diagnósticos


“Uma experiência de quem vive comunidade”
                                                                                                                                         
Esse projeto tem como objetivo realizar reflexões sobre nossa comunidade sob diversos pontos, a saber, sociais, econômicos, históricos, políticos e culturais. Será apresentado pelos gestores e coordenadores escolares (lideranças da comunidade) e contará com participação de autoridades, lideranças, militantes de movimentos sociais, educadores e comunidade escolar. Pretende-se homenagear nossa cidade que comemora Aniversário de Emancipação Política.

Data: 23/ 07/ 2011 das 13 às 17h
Local: Escola Municipal Loteamento Santa Júlia

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Boom da Escola Aberta

                                                                                                           

 O dia 28 de maio de 2011 em Lauro de Freitas foi marcado pela grande "demonstração de força e engajamento político e social de um dos programas mais pulsantes desta cidade " , foi o que disse o vice-prefeito senhor João Oliveira, morador de Itinga. O Programa Escola Aberta promoveu o V Seminário Anual “Escola Aberta como Política Pública e Estratégia de Mobilização Social” na Escola Eurídes Santana (Sesi)  durante todo o dia. O evento foi tomado por aproximadamente 600 pessoas, acima da expectativas segundo os organizadores. 

A iniciativa inovadora partiu da Coordenação Interlocutora há cinco anos pelo Professor Paulo Aquino, hoje Secretário Municipal de Educação que se fez presente durante boa parte do evento, além disso, externou entusiasmo e alegria durante as apresentações e intervenções dos convidados. Como grande destaque desta Mostra Cultural, o Coletivo de Dança Escola Aberta em Ação, que promete espetáculos na cidade, empolgou a todos. A atriz Tina Tude trouxe belos textos poéticos, referências do poeta Tude Celestino, seu pai, que em versos e prosas destacam os valores e encantos de um lugar histórico: nossa cidade Santo Amaro de Ipitanga! 

"É isso mesmo Escola Aberta, mostrando sua expertise e originalidade, fomos de orquestra de berimbau a orquestra de violões passando por fanfarras marciais e tambores vibrantes da comunidade de Portão," Comenta Sirlene Lisboa, coordenadora do evento. 

Outros destaques                                                                                                                        
Houve muita variedade este ano, artesanato, oficinas de estética feminina com serviços de manicure, pedicure, maquiagem, penteados afro, limpeza de pele e até pizza. Outrossim , o resgate ao HIP HOP e ao GRAFFITE deram o tom libertário e jovem às apresentações das escolas. Se fez presente no evento a socióloga e ex consultora do MEC Angela Damasceno que junto ao Secretário de Educação Paulo Aquino, Sandra Barbosa, cerimonialista do evento e Rita Cruz, Interlocutora Municipal, encerraram o evento.
O Programa Escola Aberta  convoca toda a comunidade de Lauro de Freitas para participar do Arraiá do PEA que ocorrerá no Centro Cultural Educart, sábado dia 11, Parque Santa Rita na Itinga. Para animar a festa a banda Forró Cifrado e Aventureiros do Samba. Com uma programação rica em atrações o evento além das atrações musicais contará com uma praça de alimentação com comidas típicas, pamonhas, milho assadado, cuzcuz, licor, amendoin, bolos dentre outros. Também haverá brincadeiras juninas como pescaria, correio elegante e apresentações de grupos do programa, como quadrilhas. A entrada será franca e a produção sugere uso de trajes típicos. Compareçam!!!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Seminário Anual do PEA

                               

Programa Escola Aberta 2011

Programa Escola Aberta promove no próximo final de semana, dia 28 de maio, das 09 às 15h, no Instituto Profissionalizante Eurides Sant’Anna, em Itinga, a grande Mostra Cultural para a cidade de Lauro de Freitas. Com o tema Escola Aberta como Política Pública e Estratégia de Mobilização Social, a coordenação local ressalta seu compromisso social com esta cidade e convida a todos e todas para prestigiar as ações pulsantes de crianças, adolescentes, jovens e adultos nesta 5ª edição do evento.

A partir de oficinas diversificadas, as apresentações devem acontecer em áreas temáticas, a saber, esporte e lazer, cultura e arte com exposição de artesanato, além de oficinas paralelas para atender o grande público. Reuniremos 30 escolas municipais, sendo 26 que possuem o PEA e 04 que estão em processo de adesão.

O programa se fortaleceu junto à escola com o título de ser o catalisador de potenciais artísticos e de fomentar a ampla participação da comunidade escolar e do entorno na escola. Para intensificar a ação, teremos a participação da socióloga Ângela Damasceno, que atuou como Consultora Pedagógica pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), na Bahia, a partir da implantação e condução do referido programa ao longo de cinco anos e do Secretário Municipal de Educação Professor Paulo Aquino, sociólogo e responsável pela implantação do programa na cidade, sendo, a posteriori, coordenador interlocutor por dois anos.

O Programa Escola Aberta Lauro de Freitas sente-se honrado em ser o precursor desta atividade no BRASIL, que visa fomentar discussões e (re) apresentar seus talentos locais acerca da relação comunidade e escola.

Sirlene Lisboa
Coordenadora Cultural

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Você Sabe o Que é o Escola Aberta? 

                                                 

 O programa é fruto de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a UNESCO e, em parceria com a Secretaria de Educação, chegou ao DF em 2006. O Programa Escola Aberta – PEA viabiliza em 2010, a abertura de 36 escolas públicas nos finais de semana, oferecendo
gratuitamente a seus alunos e a toda comunidade, oficinas nas áreas de esporte, lazer,  educação, cultura e formação inicial para o trabalho.





Quais os objetivos do Programa Escola Aberta?
• Estreitar os laços entre a escola e a comunidade;
• Favorecer a criação de um clima escolar harmonioso;
• Contribuir para a cultura de paz nas escolas, reduzindo
ocorrências de violência escolar;
• Possibilitar a criação de espaços alternativos de
lazer, educação, esporte, cultura e formação inicial
para o trabalho;
• Melhorar a qualidade da educação.
Como é possível melhorar a qualidade da educação por meio do Programa Escola Aberta?
Impactando na diminuição da evasão e da repetência por meio da:
• Construção de uma escola mais viva, participativa e
prazerosa;
• Promoção do diálogo entre os saberes populares e
escolarizados;
• Recriação de currículos e metodologias;
• Contextualização e ressignificação do trabalho escolar.

Quem faz o Programa Escola Aberta?
Nas escolas:
Coordenador Escolar – líder comunitário, indicado pelo diretor, que identifica demandas para as oficinas e talentos na comunidade para conduzi-las. É responsável pela abertura da escola nos finais de semana e coordena o trabalho dos oficineiros, assegurando a realização das atividades.
Professor Comunitário – servidor da escola, ligado à área pedagógica, também indicado pelo diretor. Atua em parceria com o coordenador escolar, tendo por função integrar as ações que acontecem nos finais de semana ao cotidiano escolar e vice-versa.
Oficineiros – talentos locais que, atuando como educadores populares compartilham seus saberes, oferecendo oficinas nos finais de semana para a comunidade.
Diretor – gestor responsável pelo programa que viabiliza, incentiva e colabora para o seu bom funcionamento.
Na Secretaria de Educação:
Coordenação local – equipe que acompanha e monitora as Escolas Abertas, auxiliando-as e orientando-as quanto às questões operacionais, financeiras e pedagógicas a fim de que tenham um bom funcionamento.
Supervisor – servidor da SEEDF, que visita as escolas todos os finais de semana, acompanhando, orientando e monitorando o trabalho desenvolvido. A equipe de supervisores se reúne quinzenalmente, com a coordenação local do programa para avaliação e planejamento das ações.
Comitê Distrital – formado pela coordenação local, supervisores e representantes do programa nas DREs. Se reúne mensalmente, para acompanhamento das ações desenvolvidas e troca de experiências.
No Ministério da Educação:
Coordenação Nacional – equipe que acompanha e monitora as Escolas Abertas em todo o Brasil.

Lauro de Freitas realiza II Fórum de Mulheres

                                              

                                                                                            

___________________________________________________________________________________________ 




As chuvas do dia 30 de abril não atrapalharam o II Fórum de Mulheres do Programa Escola Aberta (PEA) de Lauro de Freitas, realizado na Escola Municipal Fênix, Centro da cidade. Com o tema Gênero e Diversidade Cultural, o evento aconteceu durante a tarde do Dia Nacional da Mulher e contou com palestra da professora da rede municipal Iratiana Bragança, que falou sobre sexualidade e auto-estima feminina. Paralelamente ao debate, acontecia o Salão de Estética, onde as participantes tiveram serviços gratuitos de salão de beleza e maquiagem, como forma também de estimular a auto-estima. O fórum contou ainda com apresentação da atriz Tina Tude.   

Segundo a coordenadora cultural do PEA, Sirlene Lisboa, participaram do evento oficineiros e coordenadores do PEA de locais como Areia Branca, Vida Nova, Itinga, Portão e Centro, que são responsáveis pela “multiplicação dos saberes nas comunidades”. De acordo com ela, a equipe do PEA em Lauro de Freitas é formada principalmente por mulheres que, ao ganhar espaço no programa, passaram a privilegiar mais as oficinas culturais, antes resumidas aos esportes. “O Programa Escola Aberta, hoje, tem a sensibilidade feminina” – garante Lisboa.

fonte: imprensalauro.com


Ver as fotos no blog: semedescolaaberta.blogspot.com

Dança da Escola Solange Coelho

Dança da Escola Solange Coelho
 

Minha lista de blogs

Followers

Contador de Visitas

ESCOLA ABERTA Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template