O Boom da Escola Aberta
O dia 28 de maio de 2011 em Lauro de Freitas foi marcado pela grande "demonstração de força e engajamento político e social de um dos programas mais pulsantes desta cidade " , foi o que disse o vice-prefeito senhor João Oliveira, morador de Itinga. O Programa Escola Aberta promoveu o V Seminário Anual “Escola Aberta como Política Pública e Estratégia de Mobilização Social” na Escola Eurídes Santana (Sesi) durante todo o dia. O evento foi tomado por aproximadamente 600 pessoas, acima da expectativas segundo os organizadores.
A iniciativa inovadora partiu da Coordenação Interlocutora há cinco anos pelo Professor Paulo Aquino, hoje Secretário Municipal de Educação que se fez presente durante boa parte do evento, além disso, externou entusiasmo e alegria durante as apresentações e intervenções dos convidados. Como grande destaque desta Mostra Cultural, o Coletivo de Dança Escola Aberta em Ação, que promete espetáculos na cidade, empolgou a todos. A atriz Tina Tude trouxe belos textos poéticos, referências do poeta Tude Celestino, seu pai, que em versos e prosas destacam os valores e encantos de um lugar histórico: nossa cidade Santo Amaro de Ipitanga!
"É isso mesmo Escola Aberta, mostrando sua expertise e originalidade, fomos de orquestra de berimbau a orquestra de violões passando por fanfarras marciais e tambores vibrantes da comunidade de Portão," Comenta Sirlene Lisboa, coordenadora do evento.
Outros destaques
Houve muita variedade este ano, artesanato, oficinas de estética feminina com serviços de manicure, pedicure, maquiagem, penteados afro, limpeza de pele e até pizza. Outrossim , o resgate ao HIP HOP e ao GRAFFITE deram o tom libertário e jovem às apresentações das escolas. Se fez presente no evento a socióloga e ex consultora do MEC Angela Damasceno que junto ao Secretário de Educação Paulo Aquino, Sandra Barbosa, cerimonialista do evento e Rita Cruz, Interlocutora Municipal, encerraram o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário